Coisas que aprendi com desenvolvimento de software: Escrever

Mais um para série de artigos sobre o que eu aprendi até agora com desenvolvimento de software.

Escrever, mas não escrever somente códigos!

Você sabe programar. Uma afirmação, ok! Mas sabe explicar o que acabou de fazer? Você já aprendeu isto há muito tempo quando os professores na escola lhe perguntavam algo que você sabia, só não sabia se expressar corretamente para explicar com palavras. Isto quando era somente para escrever, pois se fosse oralmente, às vezes era mais difícil ainda.

Saber explicar o que você acabou de fazer, não é somente útil se você tiver de escrever algum artigo ou explicar para alguém, é também uma forma de aprender, e não somente decorar.

Se está difícil de explicar, talvez seja necessário documentar esta parte do software e como você o fará se não sabe explicar. Comentários incompreensíveis são inúteis.

O que os professores nos dizem ao apresentarem Orientação à Objetos (OO)?

[...] é um paradigma de programação que vai trazer aspectos do mundo real para o desenvolvimento de software, tornando melhor o reaproveitamento de código, [...], e fazendo com que o código fique mais organizado e fácil de entender.
-- Professores

Se programar com OO tem como um dos objetivos deixar o código mais inteligível, como eu serei capaz de fazer isto se não entender perfeitamente o problema a fim de escrever um algoritmo que expresse de forma objetiva a solução do meu problema, e o mais importante, que eu e outras pessoas que analisem o código consigam compreender o que acabei de fazer?

Para isto tenho de ser capaz de explicar isto claramente para mim e para outras pessoas, afinal, atualmente não desenvolvemos software sozinhos, e o software não "vive" somente enquanto eu viver, então melhor fazermos com que as pessoas guardem sentimentos bons de nós e não raiva por deixar um código horrível como herança. (Acho que fui fundo nesse trecho, não?).

Escrever para compartilhar =]

E a parte legal disso, a parte que foge da obrigação, é quando vamos escrever por livre e espontânea vontade. Com o objetivo de passar o conhecimento a frente, com o objetivo de propagar o conhecimento livre para todos. Então leia, escreva, e compartilhe. O seu conhecimento é um bem inestimável, que somente nós leitores somos capazes de saber o valor dele.

It's always more fun. To share with everyone.
-- Jack Johnson

Conclusão

É isto, aprendi que escrever é mais legal do que a gente aprende na escola e aprendi isto com desenvolvimento de software. Para estimular seu conhecimento a fim de estar apto a escrever bem leia, leia muito, esta é também uma coisa que aprendi e comento no artigo desta mesma sessão: Coisas que aprendi com desenvolvimento de software: Leitura.

Obrigado, e espero que tenham gostado!

blog comments powered by Disqus